Na contramão da indústria fonográfica em crise, o mercado de música religiosa cresce no Brasil, atrai grandes gravadoras e o interesse da Globo
Desde o fim dos anos 1990, o mercado de música enfrenta uma crise sem precedentes. No Brasil, de acordo com dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), 45% das músicas são consumidas a partir de downloads ilegais e 52% dos discos vendidos são piratas. Mas há no cenário pouco animador uma ilha de bonança: o mercado gospel.
Entre vendas de discos e de DVDs e a produção de grandes festivais, o segmento movimentou em 2010 cerca de 1,5 bilhão de reais, patamar que deve crescer 33% este ano, e chegar a 2 bilhões de reais, de acordo com uma pesquisa de mercado de uma gravadora do setor. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), o gospel é o segundo gênero musical mais consumido no país, atrás apenas do inquebrantável sertanejo, abocanhando uma parcela significativa dos 500 milhões de reais movimentados anualmente com a venda de CDs.
O êxito despertou o interesse de grandes gravadoras como Sony e Som Livre, detentoras do passe de onze artistas do segmento. E estimulou a criação de um canal on-line inteiramente dedicado a ele – uma espécie de MTV gospel na internet, a LouveTV. Além da entrada da Globo no setor. A Som Livre, braço fonográfico da emissora, tem desde 2010 no seu elenco alguns campeões de venda como Regis Danese, Diante do Trono e Renascer Praise, e promove em parceria com o canal, no dia 10 de dezembro, o Festival Promessas. Oito dias depois, ele será o primeiro evento do tipo a ser exibido pela Globo.
O festival, que pode reunir até 1 milhão de pessoas no Rio de Janeiro, estará entre os especiais de fim de ano da emissora. Sua produção está a cargo da GEO Eventos, empresa responsável pela edição brasileira do festival Lollapalooza, uma grife internacional. “A GEO está atenta a esse público, que hoje representa 20% da população segundo o IBGE, e pretende ampliar a sua atuação no setor”, diz Juliana Carvalho, responsável pela comunicação da empresa.
Luiz Gleiser, diretor da Globo responsável pelo Promessas, diz que “como maior produtora de cultura do país, [a Globo] não pode ficar indiferente à força artística da música gospel”. Gleiser falou ainda sobre a entrada gradativa dos artistas gospel na programação: “A Globo já convidava artistas gospel para os programas de linha, como Domingão do Faustão e TV Xuxa, por exemplo. O Promessas é um passo a mais nesse sentido”.
Para Maurício Soares, diretor do selo gospel criado em janeiro deste ano pela Sony Music, 2011 é um “divisor de águas” nesse mercado em relação “à grande imprensa”. A contratação pela Sony do próprio Soares, produtor que há 22 anos trabalha com artistas evangélicos, é indício da conversão recente do chamado mercado secular – termo usado pelos próprios crentes – ao gospel. Coube a ele levar para a major a cantora Cassiane Santana. Segundo maior nome do gênero, ela já vendeu cerca de 5 milhões de discos desde meados dos anos 1990. “Até o fim de 2012, pretendemos contratar mais três ou quatro artistas”, anuncia Soares.
Cassiane: Abordando assuntos doutrinários de modo mais ostensivo que seus colegas, Cassiane é profundamente identificada com o público pentecostal. Conservadora também no estilo musical, grava ritmos tradicionais como forrós a toadas. Depois de Aline Barros, é a cantora gospel que mais vende discos no país. Estima-se que desde o começo da carreira, nos anos 1990, tenha vendido mais de 5 milhões de discos. E é a maior estrela do selo gospel da Sony Music.
Desde o fim dos anos 1990, o mercado de música enfrenta uma crise sem precedentes. No Brasil, de acordo com dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), 45% das músicas são consumidas a partir de downloads ilegais e 52% dos discos vendidos são piratas. Mas há no cenário pouco animador uma ilha de bonança: o mercado gospel.
Entre vendas de discos e de DVDs e a produção de grandes festivais, o segmento movimentou em 2010 cerca de 1,5 bilhão de reais, patamar que deve crescer 33% este ano, e chegar a 2 bilhões de reais, de acordo com uma pesquisa de mercado de uma gravadora do setor. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), o gospel é o segundo gênero musical mais consumido no país, atrás apenas do inquebrantável sertanejo, abocanhando uma parcela significativa dos 500 milhões de reais movimentados anualmente com a venda de CDs.
O êxito despertou o interesse de grandes gravadoras como Sony e Som Livre, detentoras do passe de onze artistas do segmento. E estimulou a criação de um canal on-line inteiramente dedicado a ele – uma espécie de MTV gospel na internet, a LouveTV. Além da entrada da Globo no setor. A Som Livre, braço fonográfico da emissora, tem desde 2010 no seu elenco alguns campeões de venda como Regis Danese, Diante do Trono e Renascer Praise, e promove em parceria com o canal, no dia 10 de dezembro, o Festival Promessas. Oito dias depois, ele será o primeiro evento do tipo a ser exibido pela Globo.
O festival, que pode reunir até 1 milhão de pessoas no Rio de Janeiro, estará entre os especiais de fim de ano da emissora. Sua produção está a cargo da GEO Eventos, empresa responsável pela edição brasileira do festival Lollapalooza, uma grife internacional. “A GEO está atenta a esse público, que hoje representa 20% da população segundo o IBGE, e pretende ampliar a sua atuação no setor”, diz Juliana Carvalho, responsável pela comunicação da empresa.
Luiz Gleiser, diretor da Globo responsável pelo Promessas, diz que “como maior produtora de cultura do país, [a Globo] não pode ficar indiferente à força artística da música gospel”. Gleiser falou ainda sobre a entrada gradativa dos artistas gospel na programação: “A Globo já convidava artistas gospel para os programas de linha, como Domingão do Faustão e TV Xuxa, por exemplo. O Promessas é um passo a mais nesse sentido”.
Para Maurício Soares, diretor do selo gospel criado em janeiro deste ano pela Sony Music, 2011 é um “divisor de águas” nesse mercado em relação “à grande imprensa”. A contratação pela Sony do próprio Soares, produtor que há 22 anos trabalha com artistas evangélicos, é indício da conversão recente do chamado mercado secular – termo usado pelos próprios crentes – ao gospel. Coube a ele levar para a major a cantora Cassiane Santana. Segundo maior nome do gênero, ela já vendeu cerca de 5 milhões de discos desde meados dos anos 1990. “Até o fim de 2012, pretendemos contratar mais três ou quatro artistas”, anuncia Soares.
As maiores cantoras gospel da atualidade:
Aline Barros: É a joia do mercado. Com mais de 7 milhões de discos vendidos desde meados dos anos 1990, Aline é disputada por gravadoras seculares. Extraordinário Amor de Deus, lançado este ano, ganhou disco de diamante pelas 300.000 cópias vendidas. O estilo de Aline inclui desde baladas pop a canções que se aproximam do R&B de cantoras americanas. As letras falam de adoração a Deus, amor e companheirismo.
Aline Barros: É a joia do mercado. Com mais de 7 milhões de discos vendidos desde meados dos anos 1990, Aline é disputada por gravadoras seculares. Extraordinário Amor de Deus, lançado este ano, ganhou disco de diamante pelas 300.000 cópias vendidas. O estilo de Aline inclui desde baladas pop a canções que se aproximam do R&B de cantoras americanas. As letras falam de adoração a Deus, amor e companheirismo.
Cassiane: Abordando assuntos doutrinários de modo mais ostensivo que seus colegas, Cassiane é profundamente identificada com o público pentecostal. Conservadora também no estilo musical, grava ritmos tradicionais como forrós a toadas. Depois de Aline Barros, é a cantora gospel que mais vende discos no país. Estima-se que desde o começo da carreira, nos anos 1990, tenha vendido mais de 5 milhões de discos. E é a maior estrela do selo gospel da Sony Music.
Mais no site da Veja
Nunca que Cassiane fica atrás de Aline Barros isto é Óbvio !!
ResponderExcluirCassiane Ja vendeu mas de 7Milhões de cópias,Aline Barros NUNCA ULTRAPASSOU AS VENDAS DA CANTORA CASSIANE.
Comprovado CASSIANE Ja vendeu mas de 10Milhões de Cópias,dito na Homenagem PEDRO ERNESTO
ResponderExcluirhttp://andreferraz.wordpress.com/2010/05/20/cassiane/ <<<<<
CASSIANE Só Perde Em Vendas para ROBERTO CARLOS
http://www.renattomanga.com.br/2010/10/cassiane-so-perde-para-roberto-carlos.html <<<<<<<<
Olha Que CASSIANE Nao vai No Faustao e nenhum outro programa GLOBAL
Ja aline esta direto ... !!!!
Nao Adianta .. Rainha Nunca perde Sua Majestade !!!
Jóia Do Mercado ??? Aline Barros ???? ela pode ser Destaque . Agora Vender mas que Cassiane ñ .
ResponderExcluirAgora ela esta vendendo menos porque esta sem Divulgação , mas Aline barros não bateu o record de Vendas da CASSIANE nai !!!!!!!
kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirisso é uma piada, cassiane ja saiu de linha a muito tempo, depois do cd A CURA ela so lança porcaria é cada arranjo louco, é cada ideia estranbolica de voz que ela mi arruma que ninguem merece, perdeu a identidade a muito tempoo
sou fã dela mas ela deixa muito a desejar agora e outra damares vende muito mais hoje na sony do que cassaiane kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa é uma piada diz que ela é a maior da gravadora rsrs
So pode estar havendo algum equívoco com os dados que foram mencionados logo acima. Onde que Aline Barros fica a frente de Cassiane??? Jamais. Cassiane ja vendeu mais de 10 milhoes de cds, ou seja quase o dobro de Aline Barros. Sem falar que é disparadamente a melhor cantora do Brasil. Aline se apoia em alguns estilos de sons e letras que agrade a Gregos e Troianos. Ja Cassiane canta o que vive - Deus! Ela sim sempre sera um canal de Deus. Com certeza a melhor! Por favor pessoal do C.V.G vamos concertar esse erro grotesco ne??? Abraço. Fiquem na paz.
ResponderExcluirEverton Lima - FORTALEZA
AS duas são uma benção !!!
ResponderExcluirJamais que Cassiane estará atrás de Aline, é a mesma coisa que induzir que joelma é melhor que Mariah Carey musicalmente falando, a música gospel é o que hj por causa de Cassiane. Literalmente falando e sem ofensas, os unicos que curtem Aline são "mundanos" que não querem mudança.
ResponderExcluirAmigos as duas vendem muito! ninguém pode dizer ao certo. cassiane pode até estar na frente de Aline Barros pq ela começou a gravar ainda criança. Aline gravou já com uns 19 anos por aí. e outra Aline Barros hoje é a maior vendedora de cd, dvd, infantil... ou seja vcs deveriam saber que se algum cantor lançar um cd no mesmo tempo em que Aline Barros lança, ninguém ouvi nem sequer falar hehhehe isso é fato; todos voltam os olhares para Aline Barros.
ExcluirGuttemberg falou pouco, mas falou algo interessante.. a Cassiane existia antes da Aline Barros, consequentemente o que explica suas vendagens um pouco maior!
ResponderExcluire Aline, nunca despencou.. sempre gradativamente cada vez mais, todos os seus cds, todos são records de vendas, inclusive o menos divulgados, como os internacionais!
Diante do Trono mandou lembrança e jogou um CD de ouro aqui.
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