sábado, 31 de dezembro de 2011

The Guardian destaca o crescimento da música gospel no Brasil


Foi um começo não convencionais para um show de rock: uma explosão de luzes fluorescentes, um rufar de tambores ensurdecedor e, finalmente, um extrato do Salmo 91. "Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti."

Citações bíblicas, um cantor usando brincos gigantes azuis e uma túnica púrpura berrante varrido para o centro do palco, milhares de fãs pulando no ar.

Mas foi um flash mob com uma diferença - para isso foi a "Festival Promessas",mostrou na praia de algumas bandas do Brasil mais conhecidos do meio gospel e, mais importante, o primeiro show evangélico que foi transmitido pela maior emissora brasileira, a Rede Globo.

Regis Danese, um dos artistas mais conhecidos do gospel brasileiro, sorriu e disse: "Hoje é um dia histórico para a música gospel brasileira", disse ele. "O povo de Deus deve louvar e agradecer a Deus por tudo isso."

O Brasil é conhecido como a terra do samba, bossa nova e funk. Mas cada vez mais, os artistas no topo das paradas empunhaam não apenas guitarras e tamborins, mas também cópias da Bíblia. Em 2008 o álbum "Compromisso" de Régis, vendeu mais de um milhão de cópias e foi indicado para um Grammy.

Cantoras, como Aline Barros e Fernanda Brum saem na frente de Britney Spears e Justin Bieber nas paradas brasileiras.

Esperando por uma fatia do mercado gospel, faturou mais de de R $ 1,5 bilhão no ano passado, várias grandes gravadoras, incluindo Sony, abriram espaços para esse meio mais lucrativo.

"Estamos caminhando para o mundo secular e isso é inestimável para nós", disse Marina de Oliveira, uma cantora gospel ganhadora do Grammy que acredita avanço do gênero, não só vender discos, mas também espalhar a mensagem da Bíblia. "Isto é maravilhoso, fantástico. Nossa capacidade de transmitir a palavra de Deus vai crescer absurdamente".

Mesmo assim, o Festival Promessas, que recebeu cobertura de destaque em programas de notícias da Globo, representa um grande avanço. Realizada perto da praia do Flamengo no Rio, tornou-se uma hora de especial de Natal, apesar Rede Globo sendo tradicionalmente vistos pelos brasileiros como um canal católico.

Grande parte da explicação para o sucesso da música gospel do Brasil encontra-se em seu público-alvo: um rebanho cada vez maior de cristãos em busca da iluminação espiritual, bem como melodias cativantes. O mercado gospel também é em grande parte imune a pirataria. Por razões espirituais e morais, cristãos evangélicos em grande parte se recusou a comprar CDs e DVDs falsificados ou música ilegalmente (download), Marina de Oliveira explicou. "Isso nos ajuda muito."

Para os artistas em exposição no Festival Promessas, o evento não era apenas sobre a venda de discos. Foi também uma oportunidade para proselitismo. "É muito importante", disse Danese, cuja faixa "Faz hum Milagre em Mim" tornou-se um hino nacional para o movimento do evangelho, disse ao The Guardian. "Rádios seculares estão tocando nossa música. Importante [secular] jornais e revistas brasileiras, todos eles, está escrevendo sobre a nossa música. E agora a Rede Globo tem abraçado este projeto. Diretores do canal estão fazendo seu melhor, e nós todos devemos fazer o nosso melhor para Jesus. " Parafraseando o Livro de Isaías, acrescentou: "A palavra de Deus não volta vazia".

Apesar do tom inconfundivelmente religiosos do festival, a Rede Globo negou que esteja promovendo idéias religiosas ou tentar conquistar novos telespectadores evangélicos. "A Globo não está colocando em um evento evangélico, que está documentando um festival de música gospel", disse Luiz Gleizer, diretor da TV Globo. "A Globo não pode ignorar algo que assumiu as proporções de música gospel no Brasil", acrescentou, destacando que o canal havia "percebido a importância progressiva da música gospel na vida cultural do Brasil."

O canal estendeu a mão para "todas as classes sociais e todos os dados demográficos", disse ele, afirmando que o evento reafirmou a laicidade da Globo. "Globo não é um canal católico - é um canal secular, laico e republicano."

Tais distinções foram perdidos nos nove artistas que se apresentaram no evento tarde de sábado, que atraiu dezenas de milhares de fãs, muitos com rosa "100% Jesus" bandanas amarrada na cabeça ou vestindo "Eu tive um encontro com Jesus".

"Um crente que só fica na pregação da igreja para os outros crentes não é bom", disse Danese, vestida com uma jaqueta de PVC brilhante vermelha e calça jeans branca. "Jesus pregou aos pecadores, ele falou com prostitutas ... Precisamos parar de falar bobagem e pregar a palavra de Deus, falar de Jesus. Precisamos pregar a palavra aos nossos vizinhos, no trabalho ... você tem que fazer a diferença."

À medida que o concerto de oito horas se passavam, os crente olhavam para o céu nublado e davam graças ao seu senhor. "Obrigado meu pai. Obrigado meu senhor."

Acima da multidão uma bandeira branca, carregando uma frase do livro bíblico Coríntios "Cantarei louvores com o meu espírito, mas cantarei também com a minha mente".


Tom Phillips in Rio de Janeiro
guardian.co.uk
Link
Versão ORIGINAL

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Um comentário:

  1. Oi, desculpe fazer este comentário aqui, pois eu não conseguir postar no post de vendas, mas estou achando um pouco desatualizado, gostaria que vocês dessem espaço aos leitores do blog para também sugerirem informações sobre as vendas,depois vocês podem verificar a autenticidade das informações e postar no blog.

    de acordo com meus conhecimentos vai alguns ranques de venda:
    Willian Nascimento, Agir de Deus - 50.000
    Bruna Karla ao vivo - 50.000
    Flor delis, fogo e glória 45.000
    Beatriz Você é uma benção - 50.000
    Anderson Freire, Identidade - 50.000
    Lea Mendonça, Milagres da Adoração- 48.000
    Brenda dos Santos - 45.000
    Raquel Melo, Sinais de Deus - 55.000
    Nani Azevedo, Sou curado - 60.000
    Daniele Cristina, fidelidade - 55.000
    Suellen Lima, Vai ser inédito - 50.000
    Regis Danese, Tudo Novo - 45.000
    Trazendo a Arca - Entre a Fé e a Razão - 80.000
    Davi Sacer - Confio em ti - 80.000
    Davi Sacer - No caminho do Milagre - 60.000

    ResponderExcluir